Integrantes APELL

Canal de diálogo permanente

O fortalecimento do diálogo com as comunidades e outros públicos estratégicos, por meio de uma comunicação aberta e transparente, é parte essencial da atuação da indústria química no mundo. Diretrizes voluntárias de sustentabilidade do setor, com orientações nesse sentido, foram lançadas há três décadas por meio do programa Responsible Care (coordenado pelo ICCA – Conselho Internacional das Associações da Indústria Química, na sigla em inglês), adotado em 53 países. Essa estratégia internacional com enfoque em saúde, segurança e meio ambiente inspirou a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) a criar e a disseminar uma iniciativa semelhante no Brasil, a partir da década de 1990, onde ganhou o nome de Atuação Responsável com o intuito de estimular o aprimoramento contínuo na gestão corporativa.

Alinhadas às orientações da ABIQUIM, a Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE) tem atuado para o fortalecimento das ações de saúde, segurança e meio ambiente. Também colaboram nesse sentido as diretrizes criadas no âmbito do processo APELL, outra iniciativa de caráter internacional que tem inspirado a indústria química a atuar de forma planejada e em estreita parceria com a sociedade para enfrentar situações de emergência. Para o alcance desses objetivos, o Conselho Comunitário Consultivo (CCC), criado em 2012, é parte fundamental das estratégias desenvolvidas pela ASSECAMPE.

Formado por oito representantes das empresas associadas e por oito líderes comunitários que têm papel fundamental no sucesso das iniciativas, o CCC é uma ferramenta de relacionamento que contribui para ampliar as oportunidades de diálogo entre a indústria química e as comunidades, além de fortalecer canais de interlocução entre os moradores do entorno e os gestores de órgãos públicos. Essa é uma forma de estimular a discussão e a busca de soluções para problemas coletivos com ênfase em desenvolvimento regional.

A partir de uma pauta predefinida, os integrantes do CCC se reúnem mensalmente. As lideranças participantes do Conselho têm dado grande contribuição ao processo de interlocução ao identificarem as demandas das comunidades, por meio da realização de fóruns regionais, onde as questões apresentadas são separadas por temas.  Posteriormente, a proposta é de promover o encontro dos moradores do entorno para debatê-las com os representantes do poder público.

Vale ressaltar que algumas ações da ASSECAMPE já são frutos do processo de fortalecimento do relacionamento por meio do CCC, tais como a criação de um banco de cadastro de currículos para as empresas associadas visando à facilitação da identificação de mão de obra, entre os moradores das comunidades do entorno, além da renovação do site da Associação.

Partindo do princípio de que não há perigo real, pois as empresas atuam por meio das mais modernas práticas de gestão, embora haja riscos potenciais associados às atividades da indústria química, uma das preocupações dos integrantes do Conselho é facilitar a comunicação tanto para informar aos moradores sobre alterações nas rotinas das empresas, que porventura possam ocorrer, como mobilizar a vizinhança com agilidade, por meio das lideranças, em situações emergenciais.