Banda mirim

Segurança nas escolas

Escola Segura, Alunos Resilientes é um projeto que envolve cerca de 400 estagiários voluntários de 73 escolas. Com o desenvolvimento de inúmeras atividades práticas, entre as quais a manutenção de horto da ASSECAMPE, com capacidade para a produção de 10 mil mudas anuais, eles trazem uma grande contribuição às ações de interesse das comunidades locais. Assim, também completam a carga horária exigida nos cursos de segurança do trabalho dos quais participam em instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Escolas Técnicas de Duque de Caxias.

Banda Mirim

Formada por 120 adolescentes de 13 a 17 anos, moradores das 22 comunidades do entorno do Polo, a Banda Mirim foi criada em 2012, com os objetivos de despertar nesses jovens o gosto pela música e de oferecer capacitação para os que têm afinidade com instrumentos musicais. Semanalmente, o grupo se reúne para treinamento no Centro de Esportes da REDUC e as atividades em comum também representam importantes oportunidades de integração social entre alunos, instrutores e outros participantes do projeto.

Bombeiro Profissional Civil

Com duração de dez meses, o curso de Bombeiro Profissional Civil – PBC, oferecido pela ASSECAMPE, em 8 anos de existência já formou cerca de 1.800 alunos, dos quais 80% são moradores de comunidades do entorno do Polo Industrial de Campos Elíseos. Desse total, aproximadamente 350 estão exercendo suas atividades no mercado de trabalho e estão sendo preparados 250 para 2014. Essa iniciativa é muito bem aceita pelos jovens das comunidades locais já que, além de prepará-los para eventuais situações de emergência na região, representa também uma oportunidade de capacitação para uma atividade de alta demanda no mercado de trabalho. Os brigadistas, como são chamados popularmente, podem atuar em shopping centers, instituições de ensino, estabelecimentos de turismo e lazer, entre tantos outros segmentos, sobretudo no setor de serviços.